Tijucas do Sul/PR - Segunda, 04 de outubro de 2021

VEREADORES APRESENTAM PROPOSTA PARA REGRAR USO DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS DO MUNICÍPIO POR PARTICULARES

A Câmara de Vereadores encaminhou para Prefeitura, o anteprojeto de lei 15/2021 que visa fomentar e incentivar a produção e o desenvolvimento agrícola de Tijucas do Sul criando regras para utilização de equipamentos e implementos agrícolas pertencentes a patrimônio do Município, a ser utilizado por particulares.

222647968_3106337132986839_4748785258014218534_n

A intenção do referido projeto é incentivar o aumento da produtividade nas propriedades rurais, cedendo aos produtores rurais equipamentos ou implementos agrícolas integrantes da Patrulha Rural do município, mediante o pagamento, pelos interessados, de preço público, a ser recolhido aos cofres do Município.

Equipamentos como distribuidor de calcário e adubo, ensiladeira, Carreta para trator e grade poderão ser cedidos aos agricultores mediante pedido do particular por escrito à Secretaria de Agricultura e o pagamento de taxa.

Tal proposição encontra amparo no artigo 8°, inciso X da Lei Orgânica, que estabelece como uma das competências do Município dispor sobre a administração, alienação e utilização dos seus bens.

Sobre a possibilidade de utilização onerosa de bens públicos o Tribunal de Contas do Estado do Paraná respondeu Consulta formulada pelo Município de Virmond, emitindo o Acórdão n. 2192/2019 – Tribunal Pleno, no Processo n. 812988/2018. No aludido Acórdão pontua hipóteses em que é permitida a utilização de bens públicos por particulares, sendo que este Anteprojeto foi idealizado com base na decisão do referido Tribunal.

Os vereadores aguardam a apreciação da matéria por parte do Poder Executivo e retorno em forma de projeto para votação no Plenário. A autoria do anteprojeto foi de iniciativa dos vereadores Ricardo e Joane, com aprovação de todos os demais parlamentares.

Imagem: Divulgação/Internet

Related posts