Tijucas do Sul/PR - Quarta, 24 de outubro de 2018

Projeto Câmara Mirim é apresentado aos pais durante reuniões escolares

A Câmara Municipal de Tijucas do Sul está realizando nas escolas Municipais apresentações do programa Câmara Mirim expondo aos pais, alunos e profissionais da unidades de educação os objetivos do programa, cronograma e atividades a serem realizadas. O programa tem a previsão de ser implantado ainda no primeiro semestre de 2018.

destaque-ze-e-legis-recebendo-projetos-1024x399

 

O programa de autoria do Vereador José Antonio, que recebeu apoio de todos os demais vereadores, consiste em trazer os alunos para mais perto daquilo que realmente acontece na Câmara, como os vereadores se elegem e como tais vão ajudar o Munícipio, através de atividades especificas do Vereador.

O Projeto tem por objetivo contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade. Os 10 (dez) Vereadores Mirins (1 aluno para cada escola), estudantes do ensino fundamental, escolhidos e eleitos por suas escolas, podem defender suas posições, fazerem discursos, polemizarem questões e efetivamente, votarem seus projetos com todas as normas e regras de uma sessão ordinária.

Portanto, com o projeto Vereador Mirim, os jovens, muito antes de atingirem a idade legal para exercer seu direito de votar e ser votado, já exercitam a cidadania, participando ativamente da elaboração, discussão e aprovação de leis de interesse da comunidade.

Durante seu mandato de um ano (entre março e novembro), o vereador-mirim será encarregado da comunicação entre a Câmara Municipal e sua respectiva escola, bem como da divulgação das ações do Legislativo junto à comunidade onde tem residência fixada.

 

Confira o projeto na íntegra ( Projeto de Lei 03-2018 – Camara Mirim )

Related posts