Tijucas do Sul/PR - Quinta, 13 de dezembro de 2018

Câmara entrega Título de Cidadão Honorário

Os vereadores entregaram no dia 16/10 o título de cidadão honorário ao Doutor Sérgius Erdelyi.

 

Conheça o homenageado

 

Sergius Erdelyi nasceu em 8 de outubro de  1919, na cidade de Neusatz  (Áustria), atual Sérvia.

Filho de  Michael Erdelyi, austro-húngaro de origem rutena, e de Leopoldine Erdelyi, austríaca de Viena.

Em 1944 formou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade de Zagreb, (capital da atual Croácia), realizando paralelamente estudos científicos na área de fotoeletricidade e termoeletricidade com o Prof. Plotnikow da Universidade de Zagreb.

Em 1948  casou-se com Stefanie, com quem viveu por 60 anos. Após a morte da esposa, em junho de 2008, casou-se com Elisabeth Loibl, arqueóloga e escritora.

Em 1953 emigra para o Brasil.

Em 1976 naturalizou-se Brasileiro.

 

O homenageado, Sergius Erderlyi, exerceu desde 1989 relevantes e importantes atividades em benefício da população tijuquense. Deu vida à Instituição Filantrópica Sergius Erdelyi e do Lar da Criança, bem como da Creche São Francisco, conveniados, na época, com a Sociedade Paranaense de Cultura-SPC e Associação Paranaense de Cultura-APC, atuando em variadas ações sociais.  Em 2010 doou essas relevantes entidades à Prefeitura de Tijucas do Sul.  E em 2009, em merecimento aos projetos acima citados, recebeu o  título de Doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

 

Na presente homenagem os vereadores, representando toda a população tijuquense, manifestam seu sincero agradecimento pelo espaço doado para a APC – Associação Paranaense de Cultura, o qual recentemente foi adquirido pelo município de Tijucas do Sul, sendo que a partir de então passa a denominar-se espaço Sergius Erderly.

 

 

Com a aquisição do espaço Sergius Erderlyi o município passa a ter as atividades de educação, cultura, lazer e assistência social ampliadas de forma significativa. Ressaltando que essas atividades foram sempre fomentadas pelo Doutor Sergius Erderly durante toda sua vida, e que sem dúvida permanecerão por tempo ainda maior.

Related posts