Tijucas do Sul/PR - Quarta, 13 de fevereiro de 2019

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores realizaram no dia 04/08 Audiência Pública do Transporte Coletivo de Tijucas do Sul com objetivo de Colher subsídios para apurar melhorias no sistema de transporte público municipal e intermunicipal de Tijucas do Sul, pontos de ônibus e a integração do Município no Transporte Metropolitano.

 

Confira na íntegra o Relatório da Audiência

RELATÓRIO

 

Audiência Pública

Câmara Municipal de Vereadores de Tijucas do Sul

01/2014

 

  1. OBJETIVO:

 

Colher subsídios para apurar melhorias no sistema de transporte público municipal e intermunicipal de Tijucas do Sul, pontos de ônibus e a integração do Município no Transporte Metropolitano.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O presente relatório é resultado da Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, no dia 04 de agosto às 14h00min horas no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Tijucas do Sul.

 

O principal motivo que levou ao debate foi o alto valor da tarifa cobrada pelo transporte coletivo que liga Tijucas do Sul a São José dos Pinhais e Curitiba, que, apesar de estar dentro dos limites estabelecidos pelo DER, trata-se de uma tarifa que não condiz com o poder aquisitivo da população.

 

 

  1. PARTICIPANTES

 

Participaram da audiência pública:

 

  1. COMEC – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba
  2. ASSOMEC – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba.
  3. DEPUTADO ESTADUAL TONINHO WANDSCHEER
  4. REPRESENTANTE DA PREFEITURA DE CURITIBA
  5. REPRESENTANTE DA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
  6. PREFEITO DE TIJUCAS DO SUL
  7. PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS DO TRANSPORTE (MANOEL MARCOS DA SILVA)
  8. REPRESENTANTE DA AUTO PISTA LITORAL SUL
  9. VEREADORES DE TIJUCAS DO SUL
  10. POPULAÇÃO EM GERAL [APROXIMADAMENTE 100 PESSOAS]

 

 

  1. ASSUNTOS DISCUTIDOS

 

  • Pontos de Ônibus;
  • Valor da tarifa intermunicipal;
  • Linha Metropolitana com possibilidade de Integração;

 

 

  1. PONTO DE ÔNIBUS

 

Durante o debate, a população questionou a falta de ponto de ônibus na BR 376 e a falta de manutenção dos pontos de ônibus da PR 281.Assunto este respondido pelo Prefeito Municipal de Tijucas do Sul e pelo Representante da Auto Pista Litoral Sul, Engenheiro Fernando.

 

– Quanto aos pontos de ônibus as margens da PR 281, ficou decidido pelo Prefeito que será elaborado um projeto peloExecutivo Municipal e que será enviado ao DER para que o mesmo possa autorizar a construção.

 

– Sobre os pontos de ônibus referentes localizados as margens da BR 376, foi exclarecido pelo engenheiro Fernando (Autopista Litoral Sul), que não existe no contrato com a conscessionária a construção dos mesmos. Sugeriu então que se faça uma reunião com a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), para que seja incluido no contrato/aditivos a construção dos pontos.

 

 

  1. VALOR DA TARIFA INTERMUNICIPAL

 

A população presente, representando todos os municípes questionou o valor cobrado da tarifa pela Empresa Campo Alto Ltda.

 

Infelizmente não havia nenhum representante da Empresa prestadora do serviço na audência para discutir este assunto. Da mesma forma, não havia membros do Departamento de Estradas de Rodagem para debater sobre o assunto, ficando prejudicada e incompleta a discussão nesse item.

 

 

  1. LINHA METROPOLITANA E INTEGRAÇÃO

 

A integração do transporte foi bastante debatida entre a população e autoridades presentes. Todas as autoridades que compuseram a Mesa fizeram seus pronunciamentos a respeito da linha metropolitana e transporte integrado. Cada órgão ali representado falou sobre suas obrigações, remetendo como à responsabilidade mais importante a ser da COMEC e DER.

 

Por sua vez, o representante da COMEC afirmou que está sendo realizado um levantamento sobre o transporte integrado do Município de Tijucas do Sul, e afirmou ainda que a COMEC dará a devida atenção ao Município, dentro de sua competência.

 

Ficou exposto, que o principal interesse do Município é a liberação de uma linha metropolitana com ou sem integração. Desta forma, será possível a disponibilização de um serviço a população com valor acessível.

 

 

  1. CONCLUSÃO

 

Ficou definido que a Câmara Municipal de Tijucas do Sul em conjunto com o Executivo irá encaminhar ofício ao DER e COMEC, Governo do Paraná e órgãos competentes o relatório e a ata desta audiência, bem como um oficio solicitando a liberação de uma linha metropolitana com ou sem integração do transporte coletivo do Município de Tijucas do Sul.

 

Tijucas do Sul, 08 de agosto de 2014.

Comissão Especialde de Estudos do Transporte Coletivo de Tijucas do Sul

Manoel Marcos da Silva

Presidente

Antonio Claudio Martins

Relator

Clodomir Ferreira da Rocha

Membro

Related posts